Competitividade
A atenção a essas questões permeia o Programa EXPORTA BRASIL contribuindo para que a empresa brasileira torne-se “competidora global”, suficientemente robusta para ganhar e preservar mercados no exterior, onde concorre com fornecedores locais e estrangeiros, e capaz de suplantar a concorrência de produtos importados em nosso País.
As oficinas técnicas de capacitação, por área de gestão, indicadas em Faça o Seu Projeto e alinhadas com tais questões, têm como objetivos fundamentais:
O EXPORTA BRASIL promove a análise e discussão de temas em áreas com potencial de ganhos de competitividade sob a perspectiva de seus gestores, em nível essencialmente privado ou microeconômico. Independentemente do êxito que se alcance com tais ações, é fundamental que os executivos e profissionais que os assistem estejam, também, atentos ao processo de modernização e aperfeiçoamento do comércio exterior brasileiro para torná-lo mais competitivo, conduzido por órgãos governamentais, sobretudo na esfera federal.
Nesse sentido, merecem destaque as negociações de acordos comerciais do País e Mercosul com blocos econômicos e outros países isoladamente, compreendendo, basicamente, as condições de acesso a mercados, regras de origem e preferências tarifárias para determinados produtos. A entrada em plena operação do Portal Único de Comércio Exterior e a ampla habilitação de Operadores Econômicos Autorizados (OEAs), certamente, deverão, também, proporcionar ganhos de competitividade do produto brasileiro em mercados externos. Trata-se de ações desenvolvidas por órgãos federais, em especial o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e a Secretaria da Receita Federal, em estreita articulação com entidades empresariais.
A busca por ganhos contínuos de competitividade de produtos “made in Brazil” em mercados externos, promovida pelo EXPORTA BRASIL, é tratada nas oito áreas de gestão descritas em Faça o Seu Projeto, quais sejam:
A descrição das Oficinas Técnicas de Capacitação, na forma de Workshops, por Área de Gestão, está acompanhada do potencial esperado de
com o atingimento do objetivo de cada uma. A magnitude de cada benefício é variável entre as empresas-alvo do Programa, devendo, portanto, ser avaliada pelos gestores.
Estes deverão levar em conta o potencial de ganhos de competitividade num determinado momento considerando os somatórios de AVs, RCs e RTs para o conjunto das Àreas, com a mitigação de riscos a elas inerentes. A tabela a seguir mostra o resumo de resultados esperados de ganhos de competitividade das Oficinas Técnicas de Capacitação (Workshops), por Área de Gestão, com a identificação alfanumérica indicada em Faça o Seu Projeto.
Área de Gestão | Agregação de Valor (AV) | Redução de Custos (RC) | Redução de Tempo de Atendimento a Pedidos (RT) |
---|---|---|---|
A. Unidade Produtiva | a.1, a,2, a.4, a.8 | a.1, a.2, a.3, a.4, a.5, a.7, a.8 | a.4, a.5, a.8 |
B. Comércio Exterior | b.4, b.5, b.6, b.11, b.12, b.13, b.14 | b.1, b.2, b.3,b.4, b.5, b.6, b.7, b.8, b.9, b.10, b.12, b.13, b.14, b.15, b.16 | b.4, b.8, b.9, b.10, b.12, b.13, b.14, b.16 |
C. Logística | c.2, c.3, c.4, c.5 | c.1, c.2, c.3, c.4, c.5 | c.3, c.4, c.5 |
D. Financeira e Garantias | d.1 | d.1, d.2 | d.2 |
E. Riscos | e.1, e.2 | e.1, e.2, e.3 | e.1 |
F. Automação & Tecnologia da Informação | f.1 | f.1 | f.1 |
G. Tributária & Contábil | g.2 | g.1, g.2 | g.2 |
H. Inovação e Sustentabilidade | h.1, h.2 | h.1, h.2 | h.1, h.2 |
Em face da dinâmica das importações de mercados-alvo das exportações brasileiras, que passam por transformações e ajustes associados a barreiras tarifárias impostas por importantes atores do comércio internacional, e das condições políticas e econômicas, incluídas as de natureza regulatória, do nosso País, é fundamental que se tenham a visão e o acompanhamento integrados da gestão das diversas áreas para a consecução dos tão almejados ganhos de competitividade, reavaliando, permanentemente, os resultados de AVs, RCs e RTs, na perspectiva de melhoria contínua ilustrada a seguir.